quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água não é apenas um dia, é um dia onde devemos refletir sobre o que acontecerá com a humanidade se toda a água potável desaparecer da Terra; plantas, animais e seres humanos, desaparecerão também. Sem água ninguém vive. A água é um bem vital que nos foi dado pelo Criador sem que nos cobrassem nada por isso. O mínimo que podemos fazer é economizar água na hora do banho, ao lavar roupa, lavar louça, reaproveitar a água para outras situações que não exigem água limpa; como por exemplo usar a água da máquina de lavar a roupa para depois lavar o quintal. 

Como a nossa casa é o berço da educação de qualquer pessoa, é dentro do nosso lar que devemos ensinar nossas crianças a também economizar água, sabendo usar, não vai faltar. :)
Veja abaixo:
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

5 comentários:

  1. Infelizmente, ainda não sabemos fazer bom uso da água e de outros recursos naturais.
    Sempre esperamos que o outro faça. Reclamamos do vizinho que lava o quintal todos os dias, mas não reparamos na torneira de nossa casa que fica pingando continuamente. No final, gastamos muito mais.

    ResponderExcluir
  2. BOm dia querido amigo!!!
    Adorei sua postagem sobre o o Dia Mundial da Água. Concordo com o comentário do Fernando Nery. Infelizmente temos muito ainda que nos auto educar. Menino, infelizmente já tive a oportunidade de ver rios secos. Sim, no no norte de Minas Gerais, um rio onde esposo quase se afoga na infância, hoje se encontra seco. Meu sogro até achou ruim quando estava fotografando. Disse: - Não Bia, tira foto não, era tão lindo hoje está assim, só nas pedras.
    Toda a comunidade teve que se mudar, ficando apenas o padrinho dele no local, retirando água de outro ponto.
    Depois pude ver outros dois, próximos do local.
    Então dizer que a água não irá acabar, só para quem realmente nunca viu algo assim.
    Mas deixa eu te agradecer a sua visitinha em meu blog.
    Obrigada! Semana passada estava com saudades e continuo com saudades...
    Pois só vou poder acessar a net nos finais de semana. Esposo continua em curso e acabará por volta de Julho. Ele precisa do not e da net para melhor notas nas provas. O que fará talvez ele retornar para nossa cidade. Então vale o sacrifício.
    Abraços e até breve.
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jonathan, ótimo post! A água é muito importante para o mundo!
    Tenha um ótimo final de semana, bjus...

    ResponderExcluir
  4. Olá Jonathan, voltei para lhe falar que topo a sua idéia sobre a água. Estarei de volta, creio eu, no próximo final de semana.
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...