sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Volta às Aulas: Semana de Integração

BRINCADEIRAS DIVERTIDAS AJUDAM NA ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS.

A SEGUIR, SUGIRO ATIVIDADES QUE PODEM SER REALIZADAS NO PRIMEIRO DIA DE AULA OU AO LONGO DA SEMANA.

RECEPÇÃO ANIMADA

ORGANIZAR UMA FESTINHA NO PRIMEIRO DIA DE AULA É UMA FORMA DE MOSTRAR ÀS CRIANÇAS QUE A ESCOLA ESTÁ FELIZ POR TÊ-LAS DE VOLTA. O COLÉGIO ANGLO AMERICANO DE FOZ DO IGUAÇU RECEBEU AS TURMA COM UMA PARESENTAÇÃO CIRCENSE E DISTRIBUIÇÃO DE PICOLÉS. MAS VOCÊ PODE TER OUTRAS IDÉIAS. O SORVETE, POR EXEMPLO, PODE SER SUBSTITUÍDO POR GELATINA, PIPOCA, BOLO, REFRIGERANTE ETC., E O CIRCO POR UMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA OU TEATRO FEITA POR ALUNOS MAIS VELHOS DO COLÉGIO.

APRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES

ANTES DA FESTA, REÚNA TODOS OS ALUNOS NO ANFITEATRO OU NO PÁTIO, PARA QUE OS PROFESSORES SE APRESENTEM RAPIDAMENTE, MOSTRANDO-SE SOLÍCITOS E PRONTOS PARA AJUDAR AS CRIANÇAS EM QUALQUER SITUAÇÃO.
CONHECENDO A TURMA

VEJA 3 BRINCADEIRAS QUE AJUDARÃO AS CRIANÇAS A CONHECEREM OS COLEGAS.

TEIA DOS AMIGOS

1- FAÇA UMA RODA COM AS CRIANÇAS E EXPLIQUE QUE, AO RECEBEREM O ROLO DE BARBANTE, CADA UMA DEVE FALAR SEU NOME, DE QUE ESCOLA VEIO E SUA BRINCADEIRA FAVORITA.

2- EM SEGUIDA, JOGUE, COM CUIDADO, O ROLO DE BARBANTE PARA UMA CRIANÇA QUE ESTEJA, DE PREFERÊNCIA, DO OUTRO LADO DA RODA. VOCÊ NÃO DEVE SOLTAR A PONTA DO BARBANTE.

3- ESTE ALUNO FALA AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ SOLICITOU E JOGA O BARBANTE PARA OUTRO COLEGA, TAMBÉM SEM SOLTAR A PONTA.

4-A DINÂMICA SEGUE A´TE QUE TODOS SE APRESENTEM E A RODA PAREÇA UMA TEIA DE ARANHA. CONTE QUE ELA REPRESENTA A TEIA DOS AMIGOS, QUE FICARÃO UNIDOS DURANTE O ANO.

5- O ÚLTIMO ALUNO QUE SE APRESENTAR ENROLA O BARBANTE ATÉ TOMAR O LUGAR DO COLEGA QUE SE APRESENTOU ANTES DELE. E ASSIM POR DIANTE, ATÉ O ROLO VOLTAR PARA A SUA MÃO.


RODA DA APRESENTAÇÃO


1- SENTE COM A TURMA EM CÍRCULO. EXPLIQUE QUE TODOS DEVEM BATER PALMA E, EM SEGUIDA, BATER AS DUAS MÃOS SIMULTANEAMENTE NAS MÃOS DOS COLEGAS QUE ESTÃO À SUA DIREITA E À SUA ESQUERDA. 
2- INICIE A BRINCADEIRA DIZENDO O SEU NOME QUANDO TODOS BATEREM PALMA. O ALUNO À SUA DIREITA É O PRÓXIMO, E DEVE DIZER O NOME DA PRÓXIMA VEZ QUE TODOS BATEREM PALMA. E ASSIM POR DIANTE. OU SEJA, CADA ALUNO IRÁ SE APRESENTEAR NA SEQUÊNCIA DA RODA. 
3- QUANDO O ÚLTIMO ALUNO SE APRESENTAR, REINICIE A BRINCADEIRA, MAS AGORA DIZENDO O NOME DO ALUNO À SUA ESQUERDA. EM SEGUIDA, ESSE ALUNO DEVE DIZER O SEU NOME, E ASSIM POR DIANTE.
DICA: SE AS CRIANÇAS JÁ SOUBEREM O NOME DOS COLEGAS, VOCÊS PODEM FALAR O PRATO PREFERIDO, A BRINCADEIRA DE QUE MAIS GOSTAM, UM ESPORTE QUE PRATICAM ETC.

ENTREVISTA COM O AMIGO

DEVE SER REALIZADA EM DUPLAS. DEIXE CLARO QUE, QUANTO MENOS OS ALUNOS SE CONHECEREM, MAIS LEGAL SERÁ A BRINCADEIRA, POR ISSO OS AMIGOS NÃO DEVEM FICAR JUNTOS. 
1- AS CRIANÇAS TERÃO 15 MINUTOS PARA FAZEREM O MÁXIMO DE PERGUNTAS QUE CONSEGUIREM AO SEU PAR SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E ANOTAR NO CADERNO. DEPOIS, O ALUNO QUE PERGUNTOU RESPONDE E O QUE RESPONDEU PERGUNTA. 
2- EXPLIQUE QUE, ALÉM DO NOME E DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, COMO A COR DOS OLHOS E DO CABELO, A ALTURA, É IMPORTANTE PERGUNTAR TAMBÉM SOBRE OS GOSTOS DO COLEGA: O QUE ELE GOSTA DE COMER, DO QUE GOSTA DE BRINCAR, QUAIS ATIVIDADES ELE FAZ FORA DA ESCOLA, SE ELE GOSTA DE ACORDAR CEDO OU TARDE, QUE LUGARES ELE GOSTARIA DE CONHECER ETC.
3- VENCE QUEM CONSEGUIR ESCREVER O MAIOR NÚMERO DE INFORMÇÕES SOBRE O COLEGA.
 
DICA: VOCÊ PODE DIFICULTAR A BRINCADEIRA FAZENDO PERGUNTAS PARA AS CRIANÇAS QUE DEVEM RESPONDER PELO SEU COLEGA DE DUPLA. SE SOUBER A RESPOSTA, A DUPLA GANHA UM PONTO.

MENSAGEM NA GARRAFA


ALÉM DE TRABALHAR A PINTURA, ESTA ATIVIDADE FAZ AS CRIANÇAS REFLETIREM E ESCREVEREM SOBRE SUA EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO ANO. AS GARRAFAS DECORADAS DEVEM SER GUARDADAS ATÉ O ÚLTIMO DIA DE AULA, QUANDO SERÁ FORMADA UMA RODA DE DISCUSSÃO COM TODOS OS ALUNOS, PARA QUE ELES CONTEM SE SUAS EXPECTATIVAS FORAM CUMPRIDAS.


1- FAÇA UM DESENHO, CUBRA-O COM PLÁSTICO TRANSPARENTE E PINTE COM COLA COLORIDA.


2- DEPOIS DE SECO, RETIRE OS DESENHOS DO PLÁSTICO COM CUIDADO PARA NÃO RASGAR.


3- GRUDE OS DESENHOS NA GARRAFA (NÃO É NECESSÁRIO PASSAR COLA) E FAÇA OS DETALHES COM CANETINHAS.



4- GUARDE NA GARRAFA O PAPEL COM AS EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO ANO E LACRE COM FITA ADESIVA COLORIDA. 

AUTO-RETRATO


ESSE TRABALHO PODE SER COLADO SOBRE AS MESAS DOS ALUNOS PARA AUXILIÁ-LOS A MEMORIZAREM OS SEUS LUGARES NA SALA DE AULA.



1- CADA CRIANÇA DEVE FAZER UM AUTO-RETRATO E PINTAR COM GIS PASTEL.


2- COLOQUE OUTRA FOLHA DE PAPEL SULFITE EMBAIXO DO DESENHO E RECORTE CONTORNANDO A FIGURA. 


3- GRAMPEIE AS FOLHAS PELAS LATERAIS, DEIXANDO UMA ABERTURA PARA COLOCAR BOLINHAS DE REVISTAS AMASSADAS.


4- TERMINE DE GRAMPEAR AS LATERAIS E GRAMPEIE O ROSTO NO PAPEL 
COLOR SET PRETO.


5- COLE UM PALITO ATRÁS DO ROSTO COM COLA QUENTE PARA QUE FIQUE EM PÉ.

MODELOS:


4 comentários:

  1. Oi! Tudo bem?
    Encontrei o seu blog e achei muito interessante.
    Você pode incluir o meu blog na lista de blogs parceiros ou blogs recomendados (linkar)? Faço o mesmo com o seu.

    Caso queira, é só me deixar um recado.

    Conheça: http://vamosensinarcomcarinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boas ideias!! Coloque a fonte das informações, isso dará mais credibilidade ao seu blog.

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...