quarta-feira, 29 de junho de 2011

O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ ERRADO

Quando...
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista"
Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances dos alunos.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".
É, o professor está sempre errado mas,
se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Oba!!! Colorido

Achei no blog catequese na net e usarei no próximo encontro. Estou super ansioso, e preparando um um belo encontro, espero que seja. 

domingo, 26 de junho de 2011

Oia as brincadeiras ai pessoar...


BRINCADEIRAS JUNINAS: 

DANÇA DAS CADEIRAS: Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira. Tira-se uma cadeira e a dança recomeça. Vence quem conseguir sentar-se na última cadeira.
DERRUBA LATAS: Sobre uma mesa, coloca-se latas vazias de refrigerante. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe três bolinhas, para fazer três tentativas. O coordenador anota o número de latas derrubadas em cada tentativa. Vence quem derrubar mais latas.PESCARIA: Recorte muitos peixes em cartolina colorida. Faça um corte no lugar da boca do peixe e prenda um clipe ali (parecerá uma argola). Faça varas de pescar amarrando um barbante em cada vareta. Depois, na outra ponta do barbante amarre um outro clipe aberto na lateral. O clipe quando aberto tem o formato de gancho, como um anzol. Espete os peixes numa grande bacia com areia. Vence quem pescar mais peixes.CORREIO ELEGANTE: É o serviço de entrega de bilhetes durante a festa. Quando não estiver entregando bilhetes, o entregador passeia pela festa, oferecendo o serviço de correio. A mensagem é escrita num cartão ou papel colorido. Se a festa for grande, o correio pode ficar numa mesa, onde os cartões são escritos por uma pessoa e entregues por outra. Para facilitar, pode-se levar alguns cartões prontos, com quadrinhas amorosas ou engraçadas.

sábado, 25 de junho de 2011

Teatro Sagrado Coração de Jesus


Dia do Sagrado Coração de Jesus

Personagens: R: Renata   V: Verônica    N: Nanda   L: Lucas   G: Guto   I: Ivo

Padre: Hoje, minhas amadas crianças, comemoramos o dia do SCJ, por isso não cessem nas suas orações de pedirem a ele por vocês e suas famílias.
Após a missa:
R: Nossa que legal o que o padre Samuel disse na missa!
V: É, vai ser legal a festa dos “dia dos namorados com Jesus” na paróquia!!
R: eu to falando da Homilia Veronica, não dos avisos
N: Vocês conhecem as doze promessas do sagrado coração de Jesus? Minha mãe me contou ontem no terço
V: Eu nunca ouvi falar, me conta por favor...
L: Contar o que a gente também que saber..
N: Contar quais são as Promessas do Sagrado Coração de Jesus, seus curiosos.
L: Então Conta, Nós todos queremos Saber.
N: Eu não me lembro de todas, mais essas eu não pude esquecer: “eu os consolarei de todas as suas aflições”,”As almas tíbias se tornarão fervorosas”
L: Mas o que significa TÍBIAS?
I: Alma tíbia serve a Deus com negligência e desgosto, ou seja, não sevem a Deus com amor, e sim com indiferença.
L: ah.. entendi... mais então prossiga quais são as outras promessas?
R: eu me lembro de uma que fala queque Jesus dará às almas dedicadas ao seu Coração todas as graças necessárias ao seu estado.
G: Minha vó é devota ao Sagrado coração, faz parte até do apostolado da Oração, será que Jesus ajudará a curar a sua gripe?
L: Com certeza, Guto!
N: tem uma outra promessa muito importante e bonita, onde Jesus promete a tosos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos, dará a graça de perseverarem até o final.
G: Não vejo a hora de fazer a minha primeira comunhão, para poder cumprir essa promessa...
I: É amigos o coração de Jesus inflama de amor por todos nós!
V: como é bom saber que Jesus me ama tanto, vou contar para todo mundo essas promessas!!
T: Verônica!!!
Fim

Pré-catequese para colorir

EUCARISTIA - Desenho para colorir


Culinária com meus alunos

Foi uma aula diferente que resolvi fazer, e além de diferente super gostosa, pois, o que fizemos foi um docinho de leite em pó, tudo que criança gosta. Tornou-se uma aula super dinâmica, e educativa também principalmente explorando muito a matemática de uma forma diferente. 




(Até tia Simone (pedagoga) entrou no clima)


OBS: ESSA AULA DIFERENCIADA É NO NÚCLEO ADÉLIA MOREIRA, ONDE EU TRABALHO.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

RECADO PARA SHENIA DE SETE LAGOAS


SHENIA VI QUE VOCÊ ESTÁ ME SEGUINDO E VI SEU RECADO TAMBÉM. MAIS GOSTARIA DE SABER O ENDEREÇO DE BLOG. PASSA AÍ... E QUE BOM ACHAR UMA COLEGA BEM PERTINHO DE MIM, AQUI NA CIDADE VIZINHA DA MINHA. ESPERO O ENDEREÇO DE SEU BLOG.

Noticia:



JMJ: Bento XVI consagrará todos os jovens ao Sagrado Coração de Jesus

Faltam apenas dois meses para a Jornada Mundial da Juventude – JMJ, que será realizada em agosto na capital da Espanha, Madri.

Os preparativos para o encontro do papa Bento XVI com os jovens dos seis continentes (Ásia, América, África, Antártida, Europa e Oceania) continuam avançando.

Como tradicionalmente o mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, os organizadores da JMJ divulgaram que durante a vigília de Cuatro Vientos, no dia 20 de agosto, Bento XVI irá consagrar todos os jovens ao Sagrado Coração de Jesus.

Os organizadores da JMJ pediram que os jovens começassem desde agora a pedir a Jesus que transforme o coração de todos os jovens que estarão na jornada semelhante ao seu.

Jogos

Uma ideia de jogos para meus colegas educadores.











quinta-feira, 23 de junho de 2011

Padre Reginaldo Manzotti evangelizando o Brasil



Hoje ouvindo a rádio da minha cidade vizinha (Caetanópolis) Rádio POP, parei pra ouvir um pouquinho o Padre Reginaldo Manzotti, de repente ele leu um versículo da bíblia que tocou meu coração e tenho certeza que tocou vários corações por este Brasil. 
Confira: Eclesiástico, 30, 22-27
22.
Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.
23.
A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida.
24.
Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti,
25.
pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma.
26.
A inveja e a ira abreviam os dias, e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo.
27.
Um coração bondoso e nobre banqueteia-se continuamente, pois seus banquetes são preparados com solicitude.
(Medite)

BULLYING: MITOS E VERDADES

Hoje, passando pelo site da psicopedagoga Clara, ela relata que no Jornal Notisul encontrou um ótimo texto de Patrícia Pozza na coluna Caminhos da Educação. Ela trabalhou com pais de alunos de uma escola sobre os mitos e as verdades do bullying e escreveu sobre alguns pontos dialogados no colégio. 
Para começar, Patrícia comenta sobre a grande repercussão de alguns casos de violência na escola, divulgados pela mídia, e do desconhecimento do que realmente seja este tipo de violência, existe a tendência de acreditar-se que todos os atos violentos que ocorram na escola são bullying.
Assim, como consequência da complexidade do estudo do bullying, muitos pais e profissionais que lidam com a clientela escolar podem considerá-lo algo que não o é. Por isso, é necessário conhecer e reconhecer o fenômeno, a fim de diferenciá-lo das brincadeiras ou atitudes inconsequentes próprias das diferentes idades, além das demais formas de violência.
O bullying “compreende todas as atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima” (Lopes Neto e Saavedra, 2003).
Para que se possa identificar o bullying, é fundamental que se leve em conta os critérios estabelecidos para o diagnóstico deste tipo de violência. São eles:
• Ações repetitivas contra a mesma vítima em um período prolongado de tempo.
• Desequilíbrio de poder, o que dificulta a defesa da vítima.
• Ausência de motivos que justifiquem os ataques.
O bullying se caracteriza por atitudes agressivas (físicas ou verbais), intencionais e repetidas, praticadas por um ou mais alunos contra outro. Não se trata de brincadeiras ou desentendimentos eventuais pois, os estudantes que são alvos, sofrem esse tipo de violência sistematicamente.
Patrícia mostra que é importante reafirmar que ele é diferente de uma brincadeira inocente, sem intenção de ferir. Também não se trata de um ato de violência pontual, de troca de ofensas no calor de uma discussão, mas de atitudes hostis, que violam o direito a integridade física e psicológica e à dignidade humana.
Portanto, ao analisar uma conduta agressiva, é imprescindível verificar se o ato preenche os critérios estabelecidos para a identificação do fenômeno. Somente depois o devido encaminhamento deve ser dado. Atuando dessa forma, a margem de erro é mínima, e as estratégias de atuação tornam-se mais efetivas.
(retirado do blog da Prof. Joelma)

Tirinhas

Uma notícia que está abalando o Egito

Jesus disse:
"se me negas entre os homens, te negarei diante do pai"De que adianta um homem ganhar o mundo inteiro, se perde a sua alma.(Lucas 9:25)


O mundo ainda duvida de Jesus !
UMA NOTÍCIA QUE ESTÁ ABALANDO O EGITO! Fé! 
Depois do haitiano que ficou 27 dias nos escombros e disse que uma
pessoa lhe deu água, veja a notícia interessante que vem ao nosso
conhecimento. 
UMA NOTÍCIA QUE ESTÁ ABALANDO O EGITO
Um muçulmano egípcio matou sua esposa porque ela estava lendo a Bíblia e
então a ente rrou com seu bebê nascido há poucos dias e uma filha de 8
anos de idade.
As crianças foram enterradas vivas! Ele então disse à polícia que um tio
havia matado as crianças. Quinze dias mais tarde, outra pessoa da
família morreu.
Quando foram enterrá-la, encontraram as duas crianças sob a areia ? E
VIVAS!
O país ficou em choque e o homem será executado.. Perguntaram à menina
de 8 anos como ela havia conseguido sobreviver por tanto tempo e ela disse:
"Um homem que usava roupas brilhantes e com feridas que sangravam em
suas mãos, vinha todos os dias para nos alimentar. Ele sempre acordava
minha mãe para dar de mamar à minha irmã".
Ela foi entrevistada no Egito numa TV nacional por uma
mulher jornalista que tinha o rosto coberto. Ela disse na TV pública,
'Foi Jesus quem veio cuidar de nós, p orque ninguém mais faz coisas como
essas!'
Os muçulmanos acreditam que Isa (Jesus) aparecerá para
fazer coisas desse tipo, mas as feridas em Suas mãos dão provas de que
Ele realmente foi crucificado e que Ele está vivo!
Também ficou claro que a criança não seria capaz de
inventar essa história e não seria possível que essas crianças vivessem sem um
milagre verdadeiro.
Os líderes muçulmanos terão muita dificuldade em lidar
com essa situação e a popularidade do filme 'Paixão de Cristo' não os ajuda!
Como o Egipto está bem no centro da media e da educação
do Oriente Médio, você pode ter a certeza de que essa história vai se
espalhar rapidamente.



terça-feira, 21 de junho de 2011

Encontros dinâmicos ou encontros com dinâmicas?



O que se percebe atualmente é a preocupação da Catequese em inserir em sua metodologia as dinâmicas de grupo. Cada dinâmica possui sua função (descontrair, refletir, conhecimento pessoal, etc.), e sua presença nos encontros catequéticos fazem uma diferença considerável. Tudo isso nós sabemos...

Porém, ainda mais importante do que inserir num encontro catequético uma determinada dinâmica é tornar todo o encontro dinâmico. Como assim?

Um encontro dinâmico consiste num encontro totalmente diferenciado dos demais. É importante que o catequista não torne determinadas etapas do encontro repetitivas e monótonas, sem renovação alguma. Neste modelo de encontro, o momento da acolhida até a oração final serão renovados encontros após encontros. O ideal é surpreender os catequisandos! No lugar de prosseguir, por exemplo, com o aprofundamento sempre da mesma maneira, todos sentados e o catequista de pé, inove, mexa com eles, mude o ambiente e a disposição da turma. Pequenos detalhes facilitam a memorização de um determinado tema. Os catequisandos vão ficar com aquilo na cabeça: “Naquele assunto agente foi para fora da sala e procuramos um sinal de Deus”, por exemplo.

Temos que ter noção da importância dos encontros com os catequisandos. Para eles na maioria das vezes a Catequese é o primeiro contato com A História do Povo de Deus, e esse contato não deve se dar de maneira “á toa”, ou no improviso. Cada encontro tem que ser bastante caprichado, atrativo e inesquecível.

Podemos concluir então que ainda mais eficaz do que inserir no encontro catequético uma determinada dinâmica ou brincadeira é preocupar-se com o encontro de uma maneira geral, atentando a todas as suas etapas e construindo o conhecimento das Coisas do Alto da maneira que Elas devem ser construídas.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Frase do dia...

Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.
(Paulo Freire)

domingo, 19 de junho de 2011

Músicas para catequese






Senhor, tende piedade e perdoai

Senhor, tende piedade e perdoai nossa culpa
e perdoai nossa culpa.
(Refrão)
Porque nós somos vosso povo
que vem pedir vosso perdão.
Cristo, tende piedade e perdoai nossa culpa
/ e perdoai nossa culpa.
Senhor, tende piedade e perdoai nossa culpa
/ e perdoai nossa culpa.







Santo, Santo, Santo

Santo, Santo, Santo, dizem todos os anjos
Santo, Santo, Santo é o Senhor Jesus
Santo, Santo, Santo é quem nos redime
Porque meu Deus é Santo
E a terra cheia de Sua glória está (2x)
Céus e terras passarão, mas Sua palavra não passará(x2)
Não, não, não passará
Não, não, não, não, não, não passará
Hosana a Jesus Cristo filho de Maria
Bendito o que vem em nome do Senhor
                                                              
Santo, santo, santo é quem nos redime
Porque meu Deus é Santo
E a terra cheia de Sua glória está (2x)

Meu Coração É Para Ti

1-Meu coração é para Ti, Senhor
Meu coração é para Ti, Senhor
Meu coração é para Ti, Senhor
Meu coração é para Ti.
Refrão
Porque Tu me deste a vida
Porque Tu me deste o existir
Porque Tu me deste o carinho
Me deste o amor (2X)

2-Pão e vinho são para Ti, senhor... (4x)
refrão
3-A minha vida é para Ti, senhor... (4x)
refrão

Sagrado Coração de Jesus

Curso para Catequistas


Curso Catecismo da Igreja Católica - Online e Gratuito
Clique aqui e veja as orientações.

sábado, 18 de junho de 2011

Ideia para catequistas



Comprei uma santinha de Nossa Senhora do Carmo, pedi ao padre Wilson que à benzesse e levei para a catequese, no final dos encontros de catequese escolho uma criança se possível aquela que comportou mais, que é frequente e que presta atenção nos ensinamentos, sendo assim dou-lhe a santinha para ela levar para casa e todo dia separar um tempinho com a família e fazer uma oração. Isso fez bastante sucesso, pois, os pais sempre me falaram muito bem desta ideia, que na verdade foi de uma grande catequista Marlene Cândido que me passou esta ideia. As crianças adoram e levam para casa bem contentes e no próximo encontro conta como foi a visita da santinha.

Santíssima Trindade


Todo ano costumo trabalhar na catequese este tema da seguinte forma: Levo ao encontro 3 velas, com os nomes pregados... PAI, FILHO, ESPIRITO SANTO. Acendo todas e chamo 3 crianças para segurá-las, em seguida peço que todos os 3 juntem as chamas das velas, assim formando uma chama só chama e bem maior. Daí vem a meditação sobre a Santíssima Trindade: Que Deus é um só em 3 pessoas....

Confira!!!!


Para comemorar o grande número de acessos em meu blog em poucos meses, resolvi tirar umas horinhas para modificar meu blog um pouquinho. Pois, já estou em quase 4000 acessos, isso em menos de 2 meses, porque o blog nascem no mês de maio. Só que quando comecei, eu ia postando vários temas para testar qual tipo de assunto as pessoas interessariam mais. A catequese foi e é o principal assunto hoje em dia, foi o que mais repercutiu. Mas, continuo postando quando posso minhas práticas pedagógicas que coloco em prática no trabalho, e posto outras noticias também que for do meu interesse e importante se tratando de comunicação. Agradeço todos os meus seguidores, principalmente aqueles que fazem criticas, dão sugestões e manda aqueles comentários que me fazem sentir a razão e a motivação de enriquecer meu blog com postagem cada vez mais interessantes. Agradeço a todos e espero que este blog leva a cada canto que é acessado, muita paz, e espirito de ser perseverantes na fé.  

Encontro Catequese 18/06


Planejamento do encontro:
Oração Inicial: Resolvi fazer diferente, ao chegar na sala coloquei todas as carteiras em círculo, assim os catequizandos chegaram e se acomodaram, pedi que todos abaixassem a cabeça que iriamos fazer um momento reflexível, aí eu passei em volta de todos catando: Jesus está aqui ele está aqui, tão certo como o amanhã que se levanta... E ao passar coloquei um coraçãozinho escrito Jesus, claro que ao passar alguns deram uma espiadinha, né? Depois pedi que cada um levantasse a cabeça e vesse o coraçãozinho. O motivo do coração deixa-me explicar: o coração é o seguinte, todo encontro vou entregar um no inicio e assim que a criança completar 3 ela vai me entregar 3 corações e eu a darei um papelzinho para preencher com seu nome, assim ela irá me entregar e eu farei um sorteio. Isso eu pensei para evitar atrasos e faltas, e explorar a responsabilidade deles porque eles não podem perder o coraçãozinho, porque se perder perdeu (kkk). Logo após fizemos o sinal da cruz.

2º momento: Falar sobre os santos juninos, aí entreguei pra eles um desenho com a explicação, aquele que postei esses dias (clique aqui)
- Como Santo Antonio foi padre eu pedi que eles escrevessem o nome do nosso Padre. Que é o Padre Wilson.
- Quando falei de são Pedro, contei á eles que São Pedro é consideramos um dos primeiros papas, aproveitando o assunto pedi à eles que escrevessem o nome de nosso papa assim: Nosso papa mora no Vaticano e o chamamos de Papa Bento XVI.
- Quando falei de São João, contei a histórinha de São João e pedi que todos escrevessem o nome dos padrinhos de batismo.

3º Momento: Uma brincadeira que fiz com eles: Levei balões bem coloridos e em cada um tinha uma perguntinha relembrando o que tinham aprendido até hoje na catequese. Soltei uma música bem animada e todos jogavam o balão pra cima sem deixar cair no chão, assim os balões misturaram-se todos. As crianças adoraram só que fizeram uma baguncinha que custei a controlar, por que eu não gosto de ficar bravo na catequese, aí eles até que me ouvem é um custo, com alunos da escola é diferente se for preciso de braveza eu sou, mais na catequese eu evito até mesmo pra não afastarem os catequizandos.

COMENTÁRIO: Fiquei a semana toda preparando o encontro e cada dia que passava era uma expectativa maior. Só que não sei o que está acontecendo, que estou perdendo o rumo na hora dos encontros. Este é meu 5º ano de catequista e nem com minha primeira turma tive dificuldades como estou tendo com essa. Por mais atividades diferenciadas que eu preparo eu não consigo prendê-los na atenção. E eles cobram cada vez mais de mim dizendo que a catequista do ano passado era melhor, mais boazinha, e isso me deixa triste, me dá a impressão que este ano com o tempo que tenho invés de melhorar de criar mais experiências eu estou perdendo. Sempre consegui prender a atenção de todas as turmas anteriores e eles tinham um carisma comigo inexplicável, isso eu conseguia até mesmo sem nenhum esforço de minha parte. E hoje, este ano eu tô fazendo de tudo, enfrentando as dificuldade, as rotinas do dia a dia pra pensar em um bom encontro de catequese e quando acho que vai surtir efeito, eu me deparo com o desinteresse das crianças no que eu tenho pra passar. Confira só o que já fiz de diferente até meso de outros catequistas e que não obtive resultado bom: Tive a ideia do coração, pra ver se não faltassem e chegassem atrasado, as faltas continuaram. Monto todo encontro um altarzinho com uma santinha "Nossa Senhora do Carmo" e na hora da saída escolho uma criança para levá-la para casa para poder rezar durante a semana, um catequizando tinha até levado e desapareceu com a santinha, e depois de procurar informações ele me aparece na catequese com a santinha me entregou e não quis entrar por que disse que estava passando mal, me deu a impressão que eles fogem, e isso ele apareceu na catequese depois de quase um mês de faltas. Levo balas, pirulitos e nada, as faltas continuam, e na hora dos encontros quando vão conversam, despertam atenção em outra coisa e surgem até brigas. Reunião com os pais foram um fracasso se esteve 5 pais da minha turma foi muito e olha que tenho 31 catequizandos. Desisti não vou, mas a cada dia que passa tá ficando bem difícil. AH! E na brincadeira do balão onde fiz perguntas de nível facissímo eles poucos sabiam responder, ou seja, a atenção está em falta.
É amigos catequistas acho que é só DEUS mesmo pra olhar por nós e nos ajudar em nossas dificuldades. Em breve as varias ideias que citei nessa postagem irei posta-las em mais detalhes.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Uma grande amiga.


"Oi Imaculada é o Jonathan, tudo bem? Vi seu recado no meu blog, meus catequizandos tem 08 e 09 anos é pré-eucaristia. E preciso de ajuda, de idéias novas, sem ser desenhos, dinâmicas, teatro, história. PORQUE JÁ FIZ  TUDO ISSO. QUERO UMA IDÉIA DIFERENTE QUE CHAME BASTANTE ATENÇÃO. QUE SEJA MELHOR QUE O FUTEBOL DELES, PASSEIOS, OU SEJA, QUE SEJA ENCONTROS PRAZEROSOS E ALEGRES."

Buscando uma luz, comecei a vasculhar alguns livros que tenho em casa, contando com a inspiração divina, para que viesse às minhas mãos o "livro" certo, foi então que peguei um livreto do Padre Paulo Cesar  Gil, com o título: "Quem é o catequizando?", da editora Vozes. Ele trata do catequizando e suas diferentes idades. Te aconselho a leitura para descobrir qual a linguagem a ser usada com sua turminha.
Logo na dedicatória, deparei com esse texto de Fr Bernardo Cansi, grande catequeta:

"Nossa catequese quer passar do nível puramente intelectual para o nível mais cordial, humano, concreto. Formar bem o coração é uma das mais lindas tarefas do educador da fé, do catequista. Se tivéssemos apenas alguns milhões de católicos com o coração bem educado, o Brasil poderia alcançar altos índices de humanismo. Mas como está nossos país? Faltam corações mais sensíveis, fraternos e compadecidos, como o de Jesus."

Ruminei essas palavras em meu coração e seu pedido ecoava como um grito de socorro e isso me afligia, porque sei que não é um grito só seu, mas de muitos catequistas.  Percebi que não tenho uma resposta. É um pedido que só o gênio da lâmpada conseguiria atender, isso se ele não voltasse pra dentro da lâmpada e não aparecesse nunca mais..rsrsrs

Mas, vamos lá, vamos ao título do livro: "Quem é o catequizando?" Quem são nossos catequizandos? Quem são seus catequizandos?  Quem é o Pedro, o Paulo, a Maria, a CLara?  Não sei quanto tempo de caminhada tem com eles e se já houve tempo suficiente para saber quem são, a história de vida, suas angustias, inquietações, realidades familiares, se foram iniciados na fé......

Quanto li esse texto de Frei Bernardo Cansi, achei lindo essa parte: "Formar bem o coração é uma das mais lindas tarefas do educador da fé, do catequista..." Lindo, isso colocado em palavras parece coisa fácil, mas na realidade é difícil demais. É desafiador você conseguir uma brechinha, meio a tantas ofertas e atividades que esses pequenos corações desde  cedo carregam...

"Faltam corações sensíveis..."
Verdade! Faltam corações sensíveis, sedentos de conhecer esse Jesus... Nossos pequenos não vem pra catequese com essa sede... Não por culpa deles, mas porque não foi criado nesses corações uma expectativa por parte dos seus responsáveis... A maioria são empurrados para a catequese como mais uma atividade,  o futebol, o basquete, a natação, o balé, o inglês, o espanhol... Ufaaaa!! Haja sensibilidade!

Se existisse uma receita, uma regra,  uma poção mágica, eu daria o nome de CONQUISTA... E essa conquista leva tempo, às vezes meses e meses, para que entendam um pouquinho o que estão fazendo  na catequese. Para que a catequese seja vista, encarada, assumida como prioridade, isso leva chão...

Você vai precisar gastar todas suas energias de reserva na busca dessa tal conquista, primeiro conquiste-os para você e depois devagarinho,  vai tirando seu time de campo e deixando que eles percebam que quem reina ali é Jesus, é por causa DELE  estão ali. Com isso  ELE vai crescendo e  você diminuindo...

Agora, pra isso você vai precisar de alguns aliados: os pais. Uma vez conscientizados, vão incentivar os filhos, educando para o fato de que a catequese deve estar em primeiro lugar. Cada coisa a seus tempo, em dias diferentes... Sem essa de ter que escolher entre a catequese e o Futebol. Melhor não correr o risco da escolha..srsrsr

Nossos pequenos estão tão cheios de atividades, acaba entrando no rítmo frenético dos pais, vindo para os encontros estressados, cansados, elétricos... e é assim que acontecem muitas vezes nossos encontros... numa agitação alucinante...
Corações sensíveis?... como?

Você disse que já fez de tudo, mas tente fazê-los parar, respirar fundo, ouvir uma musica gostosa, pensar em Deus, sentir a Deus, escutar a Deus... Treine isso! Esse silêncio fala mais que mil palavras...

Eu queria muito poder te ajudar, mas não tem uma receita que dá certo para 'encontros' de catequese no geral.  Porque cada turma é formada de realidades diferentes e cabe ao catequista descobrir o que falta, se é disciplina, se é educação, se é limite...

Você vai aos poucos descobrindo a linguagem certa, senão, você pode virar piruetas que não vão conseguir chamar a atenção deles... Porque eles são mais espertos que nós e com certeza  aprendem uma maneira de controlar o catequista, rapidinho... Aí entra o desespero de muitas vezes, não sabermos o que fazer e como fazer...

Jesus, era rigoroso e não era autoritário, mas não dava moleza...
Imagino eu que era brincalhão, mas sabia dar o respeito só de olhar...
Ele falava do amor do Pai com tanta convicção que o coração dos que ouviam ardia...
Contava as parábolas e nem sempre explicava, deixava os discípulos esquentarem a cabeça pensando no que ele queria dizer com aquilo...

Meu Deus, quantas palavras escrevi, e não sei se te respondi alguma coisa, mas coloquei pra fora, tudo que estava no meu coração e peço que o Espírito Santo, deixado por Cristo, te conduza, te inspire, te indique a melhor maneira de conduzir seus pimpolhos, amados e escolhidos para serem seus catequizandos...e olha, ELE está sempre contigo, lembra?  Vai! Estou contigo! Acredite nisso, respire, se alegre e assim seus encontros serão alegres e contagiantes...

Se alguém puder ajudar, por favor, fique á vontade...De repente, uma iniciativa que deu certo, vamos partilhar...
Santo Antônio, modelo de pregador! Rogai por nós!
amém!


"FIZ UMA POSTAGEM "catequistas preciso de ajuda" E IMACULADA ESTEDEU-ME A MÃO, MOSTRANDO TODA SUA SABEDORIA, ENTÃO VI SUA POSTAGEM EM SEU BLOG PARA MIM AJUDAR E RESOLVI POSTAR NO MEU TAMBÉM, PARA MOSTRAR A TODOS QUE A UNIÃO FAZ A FORÇA. ANTES DEI UM GRITO DE SOCORRO E ME SENTIA INSEGURO E HOJE POSSO DIZER QUE ME SINTO FORTE COMO UMA ROCHA, POIS AS PALAVRAS DITAS POR IMACULADA FORAM PROFUNDAS E PRA DENTRO DO MEU CORAÇÃO PRA SEMPRE, E É ASSIM... VIVENDO E APRENDENDO COM NOSSOS IRMÃOS. QUE DEUS ILUMINE SEMPRE A IMACULADA E TODOS CATEQUISTAS DO BRASIL.  http://imaculadacintra.blogspot.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...