terça-feira, 25 de outubro de 2011

Gincana Musical

Material:

01 flip-chart para cada equipe

02 canetas pilotto

02 microfones

Fita (s) com a gincana

Papel com as perguntas e respostas

Aparelhagem de som

02 sinos

Barbante 

Os participantes deverão ser divididos em duas equipes.
Essa é uma atividade bastante variável, dependendo somente de quem a compõe. Aqui estará explicada uma Gincana Musical que contém seis fases distintas, mas que nada impede de quem fará a Gincana de colocar ou retirar fases. Explicarei cada fase individualmente. Todas as respostas de ambas as equipes deverão ser dadas ao microfone que deverá ficar num espaço no meio e a frente das equipes. A marcação dos pontos só será aberta as equipes durante a primeira fase, depois os pontos deverão ser anotados sem que as equipes vejam e serão abertos novamente só no final da gincana para dar o resultado. Será tirado na sorte a equipe que começará a responder, depois deverá ser intercalado uma pergunta para cada equipe, dependendo da fase. As músicas deverão ser gravadas previamente de acordo com as exigências de cada fase. Na última fase dessa gincana – CIRCUITO – os sinos poderão ser substituídos, por outras coisas como apitos, cornetas, etc.


1ª FASE – PERGUNTA E RESPOSTA

A 1ª fase se compões de perguntas e respostas ligadas a música. O monitor perguntará para uma equipe de cada vez uma determinada pergunta, repetindo-a duas vezes. Após feita a pergunta, a música será colocada. E assim sucessivamente até terminarem as perguntas desta fase. A pontuação desta fase será: a equipe que tem o direito de resposta, poderá tentar se acertar ganhará 10 pontos pela resposta certa, se errar não perderá nada. Se a equipe não responder, a outro terá o direito de comprar a resposta, mas se errar, perderá 10 pontos. Nesta fase as músicas serão gravadas em pedaços.


2ª FASE – TESOURO MUSICAL

A 2ª fase dessa gincana trata de que o monitor que esta coordenando a gincana dirá apenas UMA palavra de uma música pré escolhida e cada equipe terá o direito de cantar três músicas contendo aquela palavra tentando adivinhar qual música foi escolhida pelos monitores. As equipes deverão alternar para cantar as músicas e poderá ir até o microfone quantas pessoas quiserem cantar. Não terá valor músicas repetidas. Depois de cada equipe Ter cantado suas três músicas permitidas, a música será colocada, para cada música cantada, a equipe ganhará 10 pontos, se acertarem o tesouro musical, a (s) equipe (s) ganhará mais 30 pontos de bonificação. As músicas na fita, deverão ser gravadas os pedaços que contenham a palavra dita como tesouro.


3ª FASE – MELODIA MUSICAL

Na 3ª fase, a música será tocada primeiramente, mas somente a melodia da música (somente o instrumental da música), e o monitor fará uma pergunta relaciona a aquela música que tocou. Será feita uma pergunta para cada equipe de cada vez. Nesta fase não haverá o direito de compra de resposta, e se as equipes errarem a música não perderão ponto algum, e estará valendo 10 pontos para cada resposta certa. Nesta fase as músicas deverão ser gravadas somente a melodia primeiro, depois uma parte da música cantada. Geralmente nesta fase é usada o começo, o fim ou o solo da música.


4ª FASE – COMPLETE A MÚSICA

Esta fase a música será tocada até um certo ponto, onde os participantes terão que completá-las do lugar que ela parou para frente. Nesta fase também não haverá direito de compra de resposta, mas para cada resposta errada a equipe perderá 10 pontos e para cada resposta certa a equipe ganhará 10 pontos. As músicas dessa fase deverá ser gravada um pedaço e deverá parar no meio de qualquer frase cantada da música, onde as equipes deverão continuar, depois deverá ser gravada a continuação da música.


5ª FASE – QUEM GOSTA...

Esta fase será definido previamente dois monitores que serão apresentados para as equipes. Será uma música para cada equipe, com a mesma pergunta: “QUEM GOSTA DESSA MÚSICA?”, as equipes deverão dizer se é um ou outro monitor que gosta, ou se não é nenhum dos dois. A música será tocada e a equipe deverá responder. Se o monitor quiser ele poderá dizer o nome da música e quem canta para as equipes. Para cada pergunta certa a equipe ganhará 10 pontos, para cada pergunta errada a equipe não perderá pontos, e não haverá direito de compra de resposta. Nesta fase as músicas serão gravadas os pedaços, somente para a identificação da música pelas equipes.


6ª FASE – CIRCUITO

Esta é a última fase da gincana, e é bom sempre lembrar que para critério de desempate, ela deverá conter um número impar de perguntas. Será arrumado um espaço, com dois sinos pendurados no meio, um para cada equipe, os participantes não poderão ultrapassar aquele espaço delimitado antes do tempo. As equipes deverão escolher um representante que deverá vir ao microfone falar a resposta. O monitor lançará uma pergunta para as duas equipes, a música será tocada, ao iniciar a música já estará valendo, a equipe que souber a resposta, o seu representante deverá entrar no espaço delimitado, tocar o seu sino, e ir até o microfone falar a sua resposta. Mas após o representante tocar o sino, a música irá parar imediatamente de tocas e ele não poderá olhar mais para sua equipe, e ninguém de sua equipe poderá falar mais nada até ele dar a resposta, então ele só deve tocar o sino já sabendo da resposta. Caso ocorra de alguém falar, a equipe será penalizada com 10 pontos. Para cada resposta certa, a equipe ganhará 10 pontos e para cada resposta errada perderá 10 pontos, as equipes não terão direito de compra de respostas. Nesta fase a gravação das músicas serão feitas em pedaços, podendo ser gravadas desde o começo.
                                           ********************************
Ótima Gincana para trabalhar com músicas religiosas e educativas também. Funciona muito bem em grupos de jovens, perseverança e crisma. Vale a pena.

3 comentários:

  1. Que legal, eu não conhecia. Já salvei para usar em uma próxima oportunidade!

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Jonathan! Fazer níver numa segunda não é fácil, hheheheh, logo qdo começa a correria! Mas vim hoje rapidinho pra lhe desejar os parbéns, muitas benção do Senhor e felicidades! Obrigada pelo carinho lá no bog!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...