sábado, 22 de outubro de 2011

Encontro de catequese hoje


Sabe aquela mensagem do Deus é Açúcar, que postei a pouco tempo aqui no blog? Pois é, hoje meu encontro de catequese foi sobre este tema. A pouco tempo atrás um pequenino bem danadinho, havia me perguntado, ou melhor, me mandou uma maratona de perguntas de uma vez só, para que eu pudesse responder e provar minhas respostas, hehe. Estava falando sobre a bíblia e quando de repente o pequenino me disse assim: - Jonathan, quem é Deus? Nós sabemos quem é Jesus, quem é Maria e vários outros Santos, e na verdade quem é Deus?

Nessa hora veio vários pensamentos em minha cabeça, e quase tive um congestionamento dentro da minha cabeça hehehe. Na hora me culpei e pensei que talvez eu não estava levando a presença de Deus para os encontros, que talvez eu não estava falando muito de Deus nos encontros, e que estava esquecendo dessa importância maior. Mas deixei pra refletir melhor depois, pois eu estava com uma resposta a ser dada naquele momento. E na hora a minha catequista auxiliar (ajudante) me olhou sorrindo e estava com uma cara tipo assim... e agora o que o Jonathan vai fazer? hahaha. Então, tomei um folego, respirei fundo e disse: - Amiguinho, que pergunta importantíssima que você fez, e esta pergunta Jesus deve ter ficado muito feliz de ouvi-lá, pois saber quem é o pai dele e nosso pai sempre é bom. Deus é o criador do mundo, e por isso é o pai de todos nós, pois ele quem deu a vida a todos os seres, desde o ser mais pequenininho ao ser maior de todos os seres do mundo. Não podemos ver Deus fisicamente, mas podemos senti-lo em tudo que há de bom no mundo. Podemos sentir Deus em uma flor, no amor da nossa família, no sorriso de uma pessoa, na igreja, nas orações, ou seja, em tudo que for do bem.

Ufa... não sei se respondi certo, e nem sei se vocês catequistas fariam melhor ou o mesmo nesse caso, mas confesso que Deus estava ali naquela hora e me conduziu naquele momento. E aja jogo de cintura nessas horas. Mas depois de refletir em casa vi que eu não deixo faltar o principal na catequese não que é Deus, alias catequista que deixa faltar o principal do encontro não é catequista de verdade. O que aconteceu foi um caso natural da idade de crianças com 08 anos, e nós catequistas quando assumimos uma turma de pré - eucaristia devemos está cientes desde o inicio. O que não podemos fazer nessa hora, é nos calar e gaguejar  devemos dar a resposta na lata, mesmo que agente fale que vai pesquisar e trazer a resposta depois, só não pode a ver é um silencio da nossa parte nesta hora. Por que eles nos ver como seres que "sabe tudo" e a confiança deles em nós é muito grande, por isso nós catequista de pré - eucaristia devemos ter consciência dessa importância, e perceber também que o que a agente fala é o que fica neles pra sempre, ou seja, se transmitirmos a mensagem errada ou mal feita, é o que eles guardam pra sempre, por isso a responsabilidade é muito grande.

Aí depois me veio a ideia de preparar este encontro em cima desta mensagem DEUS É O AÇÚCAR, e o encontro foi assim: Salvei as imagens da mensagem em meu pen drive e pedi a coordenadora para levar o notebook dela para eu passar as imagens e contar a história, mas eu comecei de outra maneira. Levei duas garrafas com suco um bem docinho e gostoso, o outro estava com uma cor bem bonita, com boa aparência, mas eu não coloquei açúcar e estava bem azedo rsrsrsrs. Antes de distribuir, perguntei as crianças que suco elas gostaria de serem servidas, e todas foram no mais colorido e bonito (o azedo hahahaha), depois disso servi os sucos e pedi que provassem, no suco azedo, foi um montão de careta que fizeram hahahaha e todas adoraram o suquinho doce. Depois dessa experiência perguntei a elas, que se fosse pra sentir a presença de Deus naqueles sucos qual deles tinha a presença de Deus e por que. As respostas foram surpreendentes, de dar orgulho a qualquer catequista. Depois disse a elas qual ingrediente principal na vida de uma pessoa? Eles responderam: AÇÚÚÚCAR!!!, Eu perguntei e que açúcar é esse? Eles responderam: DEEEEUUUSSS!!!.

Depois das experiência com o suco, e depois das perguntas que fiz, fui até o notebook e li a história que eu postei pra eles. A ideia de levar um notebook para o encontro foi um sucesso rsrsrsrs. 

Depois fechando com chave de ouro, levei açúcar para o encontro, ou melhor, lente com achocolatado em pó e um delicioso bolo de chocolate que minha vó fez, e quem fez a calda de chocolate foi eu hehehe.

O tempo por aqui está chuvoso e frio e um leitinho quente nesse tempinho logo pela manhã sempre é bom né? Pena que foram pouquíssimos devido a chuva. Mas os que foram captaram a mensagem direitinho.

2 comentários:

  1. los pequeños son esponjas todo lo absorben y todo lo quieren saber felicidades.
    mil bendiciones

    ResponderExcluir
  2. Hay Jonathan amigo mio, tú tambien eres dulce como el azúcar. Eres un encanto y Dios te tiene bendecido con el don de enseñar. Gracias por enseñarnos a todos.
    Un beso guapo, y sigue asi, luchando de un modo tan especial como tú lo haces por el evangelio.

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...