terça-feira, 21 de junho de 2011

Encontros dinâmicos ou encontros com dinâmicas?



O que se percebe atualmente é a preocupação da Catequese em inserir em sua metodologia as dinâmicas de grupo. Cada dinâmica possui sua função (descontrair, refletir, conhecimento pessoal, etc.), e sua presença nos encontros catequéticos fazem uma diferença considerável. Tudo isso nós sabemos...

Porém, ainda mais importante do que inserir num encontro catequético uma determinada dinâmica é tornar todo o encontro dinâmico. Como assim?

Um encontro dinâmico consiste num encontro totalmente diferenciado dos demais. É importante que o catequista não torne determinadas etapas do encontro repetitivas e monótonas, sem renovação alguma. Neste modelo de encontro, o momento da acolhida até a oração final serão renovados encontros após encontros. O ideal é surpreender os catequisandos! No lugar de prosseguir, por exemplo, com o aprofundamento sempre da mesma maneira, todos sentados e o catequista de pé, inove, mexa com eles, mude o ambiente e a disposição da turma. Pequenos detalhes facilitam a memorização de um determinado tema. Os catequisandos vão ficar com aquilo na cabeça: “Naquele assunto agente foi para fora da sala e procuramos um sinal de Deus”, por exemplo.

Temos que ter noção da importância dos encontros com os catequisandos. Para eles na maioria das vezes a Catequese é o primeiro contato com A História do Povo de Deus, e esse contato não deve se dar de maneira “á toa”, ou no improviso. Cada encontro tem que ser bastante caprichado, atrativo e inesquecível.

Podemos concluir então que ainda mais eficaz do que inserir no encontro catequético uma determinada dinâmica ou brincadeira é preocupar-se com o encontro de uma maneira geral, atentando a todas as suas etapas e construindo o conhecimento das Coisas do Alto da maneira que Elas devem ser construídas.

2 comentários:

  1. Tu blog me parece bastante bueno. ¿Trabajas con niños? Dar a conocer a Jesucristo a los más jovenes, merece de todo nuestro ingenio. Hay que despertar sus ganas, primero entrandole con cosas que les gusten y luego Dios indicará el camino. Yo siempre he seguido ese metodo cuando preparaba a los niños para comunión. Y siempre me funcionó.Los profesores que dan clases hoy en dia lo tienen dificil.Por lo menos aqui en España que todo se vuelve laicista.
    ¿Comó diste con mi blog? Te agradezco tu visita y tu invitación a pasar por este tuyo. Visitaré este sitio a menudo, tienes cosas muy interesantes que me vendran muy bien para mis peques.
    Un saludo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jonathan. Retribuindo a visita. Aqui usamos bastante dinâmicas com as crianças. Abraços!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...