sábado, 18 de junho de 2011

Encontro Catequese 18/06


Planejamento do encontro:
Oração Inicial: Resolvi fazer diferente, ao chegar na sala coloquei todas as carteiras em círculo, assim os catequizandos chegaram e se acomodaram, pedi que todos abaixassem a cabeça que iriamos fazer um momento reflexível, aí eu passei em volta de todos catando: Jesus está aqui ele está aqui, tão certo como o amanhã que se levanta... E ao passar coloquei um coraçãozinho escrito Jesus, claro que ao passar alguns deram uma espiadinha, né? Depois pedi que cada um levantasse a cabeça e vesse o coraçãozinho. O motivo do coração deixa-me explicar: o coração é o seguinte, todo encontro vou entregar um no inicio e assim que a criança completar 3 ela vai me entregar 3 corações e eu a darei um papelzinho para preencher com seu nome, assim ela irá me entregar e eu farei um sorteio. Isso eu pensei para evitar atrasos e faltas, e explorar a responsabilidade deles porque eles não podem perder o coraçãozinho, porque se perder perdeu (kkk). Logo após fizemos o sinal da cruz.

2º momento: Falar sobre os santos juninos, aí entreguei pra eles um desenho com a explicação, aquele que postei esses dias (clique aqui)
- Como Santo Antonio foi padre eu pedi que eles escrevessem o nome do nosso Padre. Que é o Padre Wilson.
- Quando falei de são Pedro, contei á eles que São Pedro é consideramos um dos primeiros papas, aproveitando o assunto pedi à eles que escrevessem o nome de nosso papa assim: Nosso papa mora no Vaticano e o chamamos de Papa Bento XVI.
- Quando falei de São João, contei a histórinha de São João e pedi que todos escrevessem o nome dos padrinhos de batismo.

3º Momento: Uma brincadeira que fiz com eles: Levei balões bem coloridos e em cada um tinha uma perguntinha relembrando o que tinham aprendido até hoje na catequese. Soltei uma música bem animada e todos jogavam o balão pra cima sem deixar cair no chão, assim os balões misturaram-se todos. As crianças adoraram só que fizeram uma baguncinha que custei a controlar, por que eu não gosto de ficar bravo na catequese, aí eles até que me ouvem é um custo, com alunos da escola é diferente se for preciso de braveza eu sou, mais na catequese eu evito até mesmo pra não afastarem os catequizandos.

COMENTÁRIO: Fiquei a semana toda preparando o encontro e cada dia que passava era uma expectativa maior. Só que não sei o que está acontecendo, que estou perdendo o rumo na hora dos encontros. Este é meu 5º ano de catequista e nem com minha primeira turma tive dificuldades como estou tendo com essa. Por mais atividades diferenciadas que eu preparo eu não consigo prendê-los na atenção. E eles cobram cada vez mais de mim dizendo que a catequista do ano passado era melhor, mais boazinha, e isso me deixa triste, me dá a impressão que este ano com o tempo que tenho invés de melhorar de criar mais experiências eu estou perdendo. Sempre consegui prender a atenção de todas as turmas anteriores e eles tinham um carisma comigo inexplicável, isso eu conseguia até mesmo sem nenhum esforço de minha parte. E hoje, este ano eu tô fazendo de tudo, enfrentando as dificuldade, as rotinas do dia a dia pra pensar em um bom encontro de catequese e quando acho que vai surtir efeito, eu me deparo com o desinteresse das crianças no que eu tenho pra passar. Confira só o que já fiz de diferente até meso de outros catequistas e que não obtive resultado bom: Tive a ideia do coração, pra ver se não faltassem e chegassem atrasado, as faltas continuaram. Monto todo encontro um altarzinho com uma santinha "Nossa Senhora do Carmo" e na hora da saída escolho uma criança para levá-la para casa para poder rezar durante a semana, um catequizando tinha até levado e desapareceu com a santinha, e depois de procurar informações ele me aparece na catequese com a santinha me entregou e não quis entrar por que disse que estava passando mal, me deu a impressão que eles fogem, e isso ele apareceu na catequese depois de quase um mês de faltas. Levo balas, pirulitos e nada, as faltas continuam, e na hora dos encontros quando vão conversam, despertam atenção em outra coisa e surgem até brigas. Reunião com os pais foram um fracasso se esteve 5 pais da minha turma foi muito e olha que tenho 31 catequizandos. Desisti não vou, mas a cada dia que passa tá ficando bem difícil. AH! E na brincadeira do balão onde fiz perguntas de nível facissímo eles poucos sabiam responder, ou seja, a atenção está em falta.
É amigos catequistas acho que é só DEUS mesmo pra olhar por nós e nos ajudar em nossas dificuldades. Em breve as varias ideias que citei nessa postagem irei posta-las em mais detalhes.

3 comentários:

  1. Olá amigo não desista nunca embora venham ventos contrários, lembre-se entregue sua turma de catequese nas mãos de Maria, reze para que o espírito santo ilumine cada criança, use teatro bíblico quando usar uma passagem bíblica peça para eles representarem o que entenderam, isso faz com que eles prestem atenção, uma vez por mês faça um bingo bíblico, peça pra eles pesquisarem algo sobre o tema que vc vai fazer no próximo encontro, ou uma gincana com os assuntos do encontro e não esqueça nossa missão é Cristo anunciar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jonathan. Amei o seu blog tem muitas dicas que nos ajuda.Passo pela mesma dificuldade que você já não sei mais o que fazer.Chego até a pensar que não tenho jeito para dar catequese.Mas conversando com outras catequistas percebi que a maioria está com o mesmo problema EStou fazendo o que o Amigo de cima falou, colocando nas mãos de DEus.E parar jamais.Fica com Deus, Ele a de nos iluminar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou o Gilvane, essa é a minha página >>>http://sougilvane.blogspot.com

    Sou catequista, estou encerrando o ano com a minha primeira turma. Minha maior dificuldade nessa nova experiência foi ter idéias criativas para os encontros. Do livrinho que a paróquia nos oferece retiro apenas os temas, pois acho que os catequizandos iriam dormir ao realizar aqueles encontros. Mesmo assim agradeço sempre por ter esse material como guia. Procuro muita ajuda na internet, foi assim que encontrei esse maravilhoso blog. Achei muito interessante esse post, exclusivamente, pois nele vc narra com detalhes como foi um encontro, conta os erros, os acertos e principalmente as suas frustrações como educador. Faço exatamente a mesma coisa no meu caderno de planejamento, dos encontros, e achei muito legal a idéia de colocá-los para o público.

    Parabéns. Aprendi muito com esse post (Encontro Catequse 18/06) e confesso que até dei uma risadinha... Mentira... Eu gargalhei. Aprendi que essas situações devem ser compartilhadas.

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...